8 Cozinhas Pequenas Que Mudam Totalmente a Casa

Nas construções atuais, as cozinhas, mesmo sendo o coração da casa e o espaço social por excelência, perdem vantagem, pelo menos quanto ao tamanho. E não é fácil priorizar o tamanho de certos espaços hoje em dia, motivo pelo qual muitas vezes se faz dolorosamente necessário sacrificar um pouco de estética por funcionalidade. No entanto, com criatividade e engenhosidade, as cozinhas podem se tornar no centro estético da casa, ainda que sejam pequenas. É isso que mostramos neste livro de ideias.

1. Pequena mas elegante

2. Com portas de correr

Quando os espaços da casa são pequenos, pode ser interessante tê-los abertos para não criar separações visuais que terminem tornando-os ainda menores. Uma boa ideia para se criar uma divisão eficiente para espaços pequenos é instalar portas deslizantes de vidro que permitem conectar a cozinha com qualquer outro espaço sem interromper a luidez de movimento.

3. O benefício do irregular

Poucas são as vezes, mas existem cozinhas de um estilo moderno que exibem uma distribuição irregular, com desníveis no design que são originais, mas despertam dúvidas sobre como decorá-los. Neste exemplo, a vida natural ajuda muito a dar à cozinha um ar acolhedor, assim como os tons de cinza e de madeira nos utensílios. Além disso, esta cozinha é bem iluminada e, por isso, mais agradável.

4. Aberta para o exterior

Nesta cozinha, há também a predominância da cor branca, como nas anteriores. No entanto, o branco é realçado pela luz que entra pela porta, que conecta diretamente com a varanda da casa. Assim, um espaço pequeno em branco se vê beneficiado por muitos fatores. A luz deixa a cozinha maior. E o tom que adquire graças a ela a deixa mais elegante. O detalhe colorido junta à porta, por sua vez, lhe dá vida.

5. Atrevendo-se à cor

Quando se pensa em uma separação de espaços, costuma-se pensar em móveis práticos e geralmente volumosos, mas poucas pessoas pensam na cor, que também se pode usar para delimitar espaços e áreas da casa. Assim, esta cozinha se destaca pelo contraste de cores entre o mobiliário vermelho e as paredes, que acrescentam um estilo rústico ao estilo moderno.

6. Cozinha prática

Se a decoração prioritariamente estética não é a sua, pode conseguir de muitas formas, um espaço decorado de maneira útil e prática. É o caso desta cozinha que traz na parede uma grade para pendurar utensílios. Há claramente um toque industrial aqui, que se mescla com outro um pouco mais aconchegante graças à prateleira de madeira e à luz suave.

7. Com mesa integrada

A cozinha desta foto era originalmente integrada à sala de estar, mas foi criada uma divisória com um móvel que, por sua vez, agregou uma nova mesa que pode ser utilizada como mesa de refeições e até bancada de trabalho.

8. Com espaço para tudo!