Projeto charmoso e funcional de closet feminino

A maioria das mulheres sonha em ter um closet para chamar de seu. Esse é o ambiente em que todas as suas roupas, sapatos, bolsas e joias ficam organizados de forma prática, além de ser um verdadeiro refúgio particular para estar no momento de se arrumar para qualquer compromisso. O espaço precisa ser funcional, agradável e com toque de elegância, refletindo a personalidade da mulher.

Foi pensando em todos esses detalhes que o escritório Bernal Projetos, de Salvador/BA, realizou o desejo de uma cliente ao transformar um dos quartos da sua residência em um belíssimo closet só para ela. Confira como ficou e inspire-se para fazer o seu.

Closet completo integrado ao quarto

Para oferecer ainda mais comodidade e privacidade, o projeto contou com a integração dos dois ambientes, permitindo o acesso ao closet sem precisar sair do quarto. O closet foi mobiliado com móveis de marcenaria desenhados com exclusividade para esse projeto, o que foi essencial para que cada metro quadrado fosse ocupado sem desperdício. Afinal de contas, são muitos pertences para armazenar.

Nessa imagem é possível observar que a marcenaria conta com um móvel sob a janela reservado para o armazenamento de sapatos e também de bolsas, guardadas nos gavetões inferiores. A parte superior do móvel conta com tampo de vidro e é destinada a ser uma superfície de apoio na hora de escolher o que usar. A cortina do tipo painel foi escolhida para oferecer elegância à decoração, além de ser um modelo adequado para proteger as peças da luz solar.

Armários abertos

No momento de escolher se os armários teriam portas ou não, a decisão foi por deixá-los abertos para facilitar a visualização e escolha das peças. Nas partes inferiores foram colocadas gavetas de diferentes tamanhos, pensando nas categorias de roupas, sendo que as gavetas mais rasas ficaram reservadas para as roupas íntimas. Veja que a praticidade foi um ponto muito importante na concepção desse projeto, mas sem deixar a beleza de lado, como visto no detalhe dos puxadores metálicos.

Espaço da penteadeira

Um close completo precisa de uma penteadeira para que a mulher possa sair pronta, com maquiagem e joias. Nesse closet a penteadeira também foi desenhada com exclusividade, logo na entrada do closet, mas com uma porta de correr que separa esse ambiente do quarto, garantindo mais privacidade. A parede na qual a penteadeira está encostada recebeu um papel de padrão linho, elegante, harmonizando com a cortina.

Um grande espelho acompanhado de arandelas laterais ficou perfeito para fazer a maquiagem e provar as joias, que ficam armazenadas nos ganchos instalados na parede e também nas gavetas da penteadeira.

Detalhe da penteadeira

Observando mais de perto é possível ver que a penteadeira conta com um tampo de vidro, permitindo visualizar joias e maquiagens que estão nas gavetas superiores sem precisar abri-las, mais um detalhe pensado para a praticidade e a organização. As tomadas não foram esquecidas, afinal, nesse espaço também é onde a mulher irá arrumar o cabelo fazendo uso de secador e chapinha. Por fim, o lindo detalhe dos puxadores com cristais e da cadeira em couro seda dourado valorizam o conjunto e deixam tudo mais charmoso e encantador.

Armário do marido

O projeto foi elaborado para a esposa, mas o marido não foi esquecido. Como ele tem muito menos roupas e calçados para armazenar, foi projetado um armário bem menor, mas muito bonito e funcional, em frente à porta do closet. O armário foi feito em MDF com duas portas brancas e duas em alumínio com espelhos.